%>
Esta nova criação teatral da Lafontana - Formas Animadas, baseada na Retórica e no Discurso Político do século XX, foi realizada em coprodução com o Museu da Marioneta de Lisboa - EGEAC, com o apoio da Dgartes, Ministério da Cultura, e da Câmara Municipal de Vila do Conde. Esta atividade está integrada num ciclo, iniciado há 10 anos, para o qual adotamos o nome “Palavra Viva”. À semelhança dos espetáculos anteriores, abordamos a retórica como instrumento de persuasão das massas, capaz de transformar as sociedades. Nos “Discursos - O Triunfo da Palavra”, tomamos como ponto de partida a voz de algumas das personagens mais marcantes da política do século XX. Alguns deles, ditadores implacáveis, não pouparam opositores e não toleraram a liberdade de expressão. Foram, no entanto, entusiasticamente aclamados pelos respetivos povos. As suas palavras e ações (concordantes ou não) mudaram o curso da História, redesenharam a geografia do Mundo. As suas ideias e argumentos foram ouvidos e aceites por milhões de cidadãos. O poder da palavra é enorme. Como classificar estes oradores: monstros ou heróis, ou ambas as coisas? É esta a discussão que o nosso espetáculo pretende abordar.
Ficha técnica e artística
Encenação e interpretação Marcelo Lafontana
Dramaturgia José Coutinhas
Produção, assistência de encenação e dramaturgia Fátima Pereira
Consultoria histórica Fernanda Sampaio e Carlos Amorim
Desenho de cenografia Sílvia Fagundes
Adereços e oficina de cenografia Pedro Morim
Direção musical Eduardo Patriarca
Criação visual de personagens e espaço cénico Luís Duque
Projeto, mecânica e impressão 3D Nuno Coelho
Desenho de luz Rui Damas
Figurinos Letícia Santos
Direção técnica e montagem Pedro Cardoso
Cenotécnicos Darcílio Calçada e Manuel Saraiva
Linha gráfica Ana Prudente
Fotografia JPedro Martins
Registo audiovisual JWorks
Colaboração gráfica Miguel Cunha
Agradecimento Inês Ferreira e Marta Oliveira
Coprodução LFA e Museu da Marioneta
Duração 60 min
Classificação etária
M12
Vertente educativa
Um grande discurso não é só aquele que exprime a verdade da época em que é proferido; pode ser também o que capta a grande mentira do seu tempo. No nosso espetáculo, encontramos hinos à liberdade democrática que elevam o espectador porque contêm os princípios da justiça e da liberdade que tanto prezamos, por apresentarem valores que iluminaram o mundo. Mas encontramos também alguns dos discursos mais desprezíveis de sempre e que obscureceram os horizontes do mundo livre.
São estes os discursos que foram proferidos por alguns dos vultos mais relevantes da história e que ficarão para sempre como autênticas lições da Humanidade.
Condições técnicas
Este espetáculo pode ser apresentado em ginásios, auditórios, salões amplos, escolas e em espaços alternativos com as seguintes dimensões:
6m largura
4m profundidade
4m altura
Corrente eléctrica
1 ponto de energia com 220V / 16A (estável)
Montagem
Tempo de montagem: 3 horas
Tempo de desmontagem: 2 horas