%>

DISCURSOS

Esta nova criação teatral da Lafontana - Formas Animadas, baseada na Retórica e no Discurso Político do século XX, foi realizada em coprodução com o Museu da Marioneta de Lisboa - EGEAC, com o apoio da Dgartes, Ministério da Cultura, e da Câmara Municipal de Vila do Conde. Esta atividade está integrada num ciclo, iniciado há 10 anos, para o qual adotamos o nome “Palavra Viva”. À semelhança dos espetáculos anteriores, abordamos a retórica como instrumento de persuasão das massas, capaz de transformar as sociedades. Nos “Discursos - O Triunfo da Palavra”, tomamos como ponto de partida a voz de algumas das personagens mais marcantes da política do século XX. Alguns deles, ditadores implacáveis, não pouparam opositores e não toleraram a liberdade de expressão. Foram, no entanto, entusiasticamente aclamados pelos respetivos povos. As suas palavras e ações (concordantes ou não) mudaram o curso da História, redesenharam a geografia do Mundo. As suas ideias e argumentos foram ouvidos e aceites por milhões de cidadãos. O poder da palavra é enorme. Como classificar estes oradores: monstros ou heróis, ou ambas as coisas? É esta a discussão que o nosso espetáculo pretende abordar.

 

Ficha técnica e artística

 

Encenação e interpretação Marcelo Lafontana

Dramaturgia José Coutinhas 

Produção, assistência de encenação e dramaturgia Fátima Pereira 

Consultoria histórica Fernanda Sampaio e Carlos Amorim 

Desenho de cenografia Sílvia Fagundes 

Adereços e oficina de cenografia Pedro Morim 

Direção musical Eduardo Patriarca 

Criação visual de personagens e espaço cénico Luís Duque 

Projeto, mecânica e impressão 3D Nuno Coelho 

Desenho de luz Rui Damas 

Figurinos Letícia Santos 

Direção técnica e montagem Pedro Cardoso 

Cenotécnicos Darcílio Calçada e Manuel Saraiva  

Linha gráfica Ana Prudente 

Fotografia JPedro Martins 

Registo audiovisual JWorks 

Colaboração gráfica Miguel Cunha 

Agradecimento Inês Ferreira e Marta Oliveira 

Coprodução LFA e Museu da Marioneta 

Duração 60 min 

Classificação etária

M12

 

 

Vertente educativa

Um grande discurso não é só aquele que exprime a verdade da época em que é proferido; pode ser também o que capta a grande mentira do seu tempo. No nosso espetáculo, encontramos hinos à liberdade democrática que elevam o espectador porque contêm os princípios da justiça e da liberdade que tanto prezamos, por apresentarem valores que iluminaram o mundo. Mas encontramos também alguns dos discursos mais desprezíveis de sempre e que obscureceram os horizontes do mundo livre.

São estes os discursos que foram proferidos por alguns dos vultos mais relevantes da história e que ficarão para sempre como autênticas lições da Humanidade.

 

Condições técnicas 

Este espetáculo pode ser apresentado em ginásios, auditórios, salões amplos, escolas e em espaços alternativos com as seguintes dimensões: 

6m largura

4m profundidade 

4m altura

 

Corrente eléctrica

1 ponto de energia com 220V / 16A (estável)

 

Montagem

Tempo de montagem: 3 horas

Tempo de desmontagem: 2 horas