%>
Fernão Mendes Pinto relatou as “muitas e muito estranhas coisas que viu & ouviu” em “muitos reinos & senhorios das partes Orientais”, num livro a que deu o nome de Peregrinação, publicado em 1614, trinta anos após a sua morte. Trata-se de uma obra que reúne vários géneros literários e que constitui um precioso documento de uma época gloriosa da história portuguesa. Aliás, a sua projeção imediata no mundo, sedento de informações de paraísos desconhecidos, fez com que a Peregrinação seja, depois de Os Lusíadas, o livro português mais divulgado no mundo.
Traduzido agora em linguagem teatral pela companhia Lafontana - Formas Animadas, a interpretação da Peregrinação torna-se mais sedutora ainda e será com certeza apreciada pelo público em geral.
Num palco transformado em estúdio de cinema, as imagens são recolhidas por um sistema informático que promove o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais, tudo em tempo real. O resultado final é projetado numa tela.
Graças à conjunção teatro-cinema, o maior anti-herói da história portuguesa quinhentista surge aos nossos olhos com uma intemporalidade fabulosa.
Encenação Marcelo Lafontana
Dramaturgia José Coutinhas
Cenografia Sílvia Fagundes
Direção musical Eduardo Patriarca
Desenho de luz Pedro Cardoso
Desenho de cenários e personagens Luís Félix, Rebeca das Neves
Direção de fotografia JPedro Martins
Sistema e conteúdos multimédia Luís Grifu
Assistência de encenação Rita Nova
Produção Fátima Pereira
Coprodução (2014)
LFA, TNSJ - Teatro Nacional de S.João
Rede 5 Sentidos
Dur. aprox. 1:10
M/6 anos
Condições técnicas
Este espetáculo foi construído a pensar no transporte e digressão, sendo auto-suficiente em questões técnicas de maquinaria, luz, som e vídeo.
Espaço
Pode ser apresentado em teatros, auditórios, salões amplos, em escolas ou outros espaços alternativos, com as seguintes dimensões:
6m largura
6m profundidade
4m altura
Nota:
É necessário bom obscurecimento na sala
(utilizamos iluminação teatral e projeção de vídeo)
Pode consultar a seguinte ligação para visualizar:
https://www.youtube.com/watch?v=yPVl0tSnlxA
Corrente eléctrica
2 pontos de energia com 220V / 16A (estável)
Montagem
Tempo de montagem: 4 horas
Tempo de desmontagem: 2 horas
É necessário apoio local para carga e descarga do material (mínimo 2 pessoas) e de um técnico local, familiarizado com o sistema eléctrico da sala.