Peregrinação - A Saga de Fernão Mendes Pinto
Paper Toys
Fernão Mendes Pinto relatou as “muitas e muito estranhas coisas que viu & ouviu” em “muitos reinos & senhorios das partes Orientais”, num livro a que deu o nome de Peregrinação, publicado em 1614, trinta anos após a sua morte. Trata-se de uma obra que reúne vários géneros literários e que constitui um precioso documento de uma época gloriosa da história portuguesa. Aliás, a sua projeção imediata no mundo, sedento de informações de paraísos desconhecidos, fez com que a Peregrinação seja, depois de Os Lusíadas, o livro português mais divulgado no mundo.
Traduzido agora em linguagem teatral pela companhia Lafontana - Formas Animadas, a interpretação da Peregrinação torna-se mais sedutora ainda e será com certeza apreciada pelo público em geral.
Num palco transformado em estúdio de cinema, as imagens são recolhidas por um sistema informático que promove o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais, tudo em tempo real. O resultado final é projetado numa tela.
Graças à conjunção teatro-cinema, o maior anti-herói da história portuguesa quinhentista surge aos nossos olhos com uma intemporalidade fabulosa.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Encenação
Marcelo Lafontana
Dramaturgia
José Coutinhas
Cenografia
Sílvia Fagundes
Direção musical
Eduardo Patriarca
Desenho de luz
Pedro Cardoso
Desenho de cenários e personagens
Luís Félix, Rebeca das Neves
Direção de fotografia
JPedro Martins
Sistema e conteúdos multimédia
Luís Grifu
Assistência de encenação
Rita Nova
Produção
Fátima Pereira
Coprodução (2014) LFA, TNSJ - Teatro Nacional de S.João
Rede 5 Sentidos
Dur. aprox. 60 min
M/6 anos
Condições técnicas
Este espetáculo foi construído a pensar no transporte e digressão, sendo auto-suficiente em questões técnicas de maquinaria, luz, som e vídeo.
Espaço
Pode ser apresentado em teatros, auditórios, salões amplos, em escolas ou outros espaços alternativos, com as seguintes dimensões:
-
6m largura
-
6m profundidade
-
4m altura
Nota:
É necessário bom obscurecimento na sala
Corrente eléctrica
2 pontos de energia com 220V / 16A (estável)
Montagem
Tempo de montagem: 4 horas
Tempo de desmontagem: 2 horas
É necessário apoio local para carga e descarga do material (mínimo 2 pessoas) e de um técnico local, familiarizado com o sistema eléctrico da sala.