O vaqueiro que não mentia
Teatro Tuk-Tuk
O Teatro Tuk-Tuk é uma estrututa teatral móvel e de marcante impacto visual, que vai buscar como referências elementos históricos associados ao teatro de rua e veículos urbanos icónicos. Esteticamente, inspira-se nos brinquedos tradicionais; no universo decorativo - e utilitário - das belas latas coloridas de bolachas e chocolates; nas engenhocas e autómatas presentes nas cascatas de São João e nos presépios mecanizados. Do ponto de vista do conteúdo dramatúrgico, o teatro Tuk Tuk abriga contos da cultura oral, presentes no repertório das companhias de marionetas que atuavam nas feiras itinerantes do século XX, muito comuns em Portugal.
O espetáculo “O vaqueiro que não mentia” é uma história popular portuguesa muito antiga. O investigador Teófilo Braga recolhe uma versão na ilha da Madeira e no Algarve, com o nome “Boi Cardil”. Em Coimbra, é registado como “Boi Rabil” por Adolfo Coelho. Muitas dessas versões apresentam-se em verso. No Brasil, encontramos exemplos como “Querino, o vaqueiro do rei”, “O boi Leição” ou “O Boi Leitão”, que figuram em várias coletâneas literárias. De Espanha, chega-nos “El toro Barroso”, recolhida e registada pelo professor Espinosa.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Encenação, dramaturgia e interpretação
Marcelo Lafontana
Pesquisa dramaturgica e produção executiva
Fátima Pereira
Cenografia e adereços
Pedro Morim
Direção musical
Eduardo Patriarca
Luz, som e maquinaria
Pedro Cardoso
Sistema e conteúdos multimédia
Luís Grifu
Animação multimédia
Wlamir Batista
Figurinos
Inês Elói
Modelagem 3D
Luís Duque Salazar
Apoio Literário
José Coutinhas
Fotografia
JPedro Martins
Serralharia
Darcílio Calçada
Carpintaria
Manuel Saraiva
Criação Automatas
Timberkits UK
Tradução em espanhol
Alba Montero Cruz
Condições técnicas
Este espetáculo foi construído a pensar no transporte e digressão, sendo auto-suficiente em questões técnicas de maquinaria, luz, som e vídeo.
Espaço
- Pode ser apresentado em espaços ao ar livre, em escolas, jardins, parques e grandes espaços fechados.
- Levar em consideração que sendo uma viatura não sobe nem desce escadas, nem pode ser colocado em elevador. O espaço de apresentação tem que ser plano.
- Visto que circula sobre um atrelado é necessário que à chegada haja espaço para a sua manobra, assim como para depois estacionar viatura de transporte e atrelado.
- Possibililade de uso de máquina de fumo.
Medidas
- 3.20m largura
- 1.50m profundidade
- Tuk- Tuk fechado: 2.20m altura
- Tuk-Tuk aberto: 3. 50m altura
Corrente eléctrica
1 pontos de energia com 220V / 16A (estável)
Montagem
Tempo de montagem: 2 horas
Tempo de desmontagem: 1 hora
É necessário um técnico local, familiarizado com o local de apresentação.