%> PEREGRINAÇÃO - Lafontana

PEREGRINAÇÃO

Fernão Mendes Pinto relatou as “muitas e muito estranhas coisas que viu & ouviu” em “muitos reinos & senhorios das partes Orientais”, num livro a que deu o nome de Peregrinação, publicado em 1614, trinta anos após a sua morte. Trata-se de uma obra que reúne vários géneros literários e que constitui um precioso documento de uma época gloriosa da história portuguesa. Aliás, a sua projeção imediata no mundo, sedento de informações de paraísos desconhecidos, fez com que a Peregrinação seja, depois de Os Lusíadas, o livro português mais divulgado no mundo. 

Traduzido agora em linguagem teatral pela companhia Lafontana - Formas Animadas, a interpretação da Peregrinação torna-se mais sedutora ainda e será com certeza apreciada pelo público em geral.

Num palco transformado em estúdio de cinema, as imagens são recolhidas por um sistema informático que promove o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais, tudo em tempo real. O resultado final é projetado numa tela.

Graças à conjunção teatro-cinema, o maior anti-herói da história portuguesa quinhentista surge aos nossos olhos com uma intemporalidade fabulosa.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação Marcelo Lafontana
Dramaturgia José Coutinhas
Cenografia Sílvia Fagundes
Direção musical Eduardo Patriarca
Desenho de luz Pedro Cardoso
Desenho de cenários e personagens Luís Félix, Rebeca das Neves
Direção de fotografia JPedro Martins
Sistema e conteúdos multimédia Luís Grifu
Assistência de encenação Rita Nova

Produção Fátima Pereira

Coprodução (2014)

LFA, TNSJ - Teatro Nacional de S.João
Rede 5 Sentidos
Dur. aprox. 1:10
M/6 anos

 

Condições técnicas

Este espetáculo foi construído a pensar no transporte e digressão, sendo auto-suficiente em questões técnicas de maquinaria, luz, som e vídeo.

Espaço
Pode ser apresentado em teatros, auditórios, salões amplos, em escolas ou outros espaços alternativos, com as seguintes dimensões:
6m largura
6m profundidade
4m altura

Nota:
É necessário bom obscurecimento na sala
(utilizamos iluminação teatral e projeção de vídeo)
Pode consultar a seguinte ligação para visualizar:
https://www.youtube.com/watch?v=yPVl0tSnlxA

Corrente eléctrica
2 pontos de energia com 220V / 16A (estável)

Montagem
Tempo de montagem: 4 horas
Tempo de desmontagem: 2 horas
É necessário apoio local para carga e descarga do material (mínimo 2 pessoas) e de um técnico local, familiarizado com o sistema eléctrico da sala.